CORPUS CHRISTI, CRISTO VIVO NO MEIO DE NÓS
Tapetes vermelhos para Vossa Majestade passar! Sim, para qualquer rei são tapetes vermelhos, mas para o nosso Rei, são os coloridos e com diversas estampas, confeccionados artesanalmente pelas mãos dos que O amam. Esta é a celebração de Corpus Christi, um evento baseado em tradições católicas, cuja origem remonta ao século XIII, instituída pelo Papa Urbano IV.
Uma tradição que acontece também em nossa Paróquia desde o seu início, com a participação ativa de todas as pastorais e com incentivo dos nossos párocos que passaram pela comunidade. Hoje, Padre Antônio Sagrado Bogaz e nosso vigário, Padre Aparecido do Nascimento.
Neste dia, acontece uma verdadeira festa na Paróquia, tem gente de todos os grupos e pastorais que vêm para preparar a celebração do mistério da Eucaristia com destaque. Logo pela manhã, os fiéis se reúnem trazendo nas mãos os seus materiais: pá, balde, areia colorida, serragem, pedrinhas, tintas, borras de café, flores, entre tantos outros. Tudo depende da criatividade de cada grupo. Ah… Nesse meio, não podem faltar os pães, as bolachas, os bolos para o nosso café… Isso faz parte do plano também.
E começa o trabalho. Entre as idas e vindas do cafezinho, uns desenham, outros peneiram a areia, misturam água e outros ainda, ficam de plantão para a parte da limpeza. Uns fotografam, outros filmam… São verdadeiras formiguinhas trabalhando para deixar tudo bonito para Jesus Eucarístico passar. O bonito de tudo isso é ver que todos os grupos tentam demonstrar suas atividades pastorais e o seu sentimento maior: o amor a Jesus, através de suas artes, que no início são um pouco indefinidas, mas com o passar das horas, a gente vai percebendo que essa indefinição vai se materializando em belíssimos desenhos. Todos admiram o resultado do belo trabalho feito em equipe. É mais alegria…
Pronto! Jesus já pode passar… E para finalizar a manhã tão calorosa de espírito comunitário: orações e a tradicional fotografia para registrar a interação dos grupos. Engana-se quem acha que já terminou. À noite, participamos da celebração festiva (procissão e missa), tendo a surpresa de assistir aos vídeos que foram gravados pela manhã. É pura emoção!
Acompanhem como foram os preparativos para a festa do senhor…