A Paróquia

NOSSA PAROQUIA

Conheça a nossa história

 

No início, uma capela… 

IGREJA 2

Do desejo, da garra e da fé de alguns católicos, moradores no bairro Cidade Nova, em Rio Claro, onde o mesmo era predominantemente composto por ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1931, nasceu um movimento – Irmandade de Nossa Senhora da Saúde – para construir uma capela em honra à Nossa Senhora da Saúde.

A dedicação ao trabalho foi tão intensa, que no seguinte, no terreno comprado, já haviam algumas salas construídas, onde se deu o início a catequese.

Os primeiros alicerces da Capela foram lançados no dia 2 de fevereiro de 1933. Na ocasião, a Irmandade já contava com centenas de Irmãos aderidos ao movimento.  

Naquele mesmo ano, a chegada da imagem da padroeira foi saudada com grandes festejos, sendo ela entronizada na nova capela, que já estava coberta. 

O povo da Paróquia São João Batista levou num andor, em procissão, a imagem de Nossa Senhora da Saúde, do centro da cidade até o bairro da Cidade Nova, sua nova e definitiva casa.

Aos poucos, a Capelinha foi ganhando formas. Com tanta coragem e tanto empenho, em 1936 a capela estava erguida, coberta e forrada. 

Povo feliz… povo em preces, nas missas, nas novenas e nas procissões… 

Grande foi a alegria quando fizeram uma campanha para comprar um órgão para as nossas celebrações. Isso aconteceu em 1937. Nessa mesma época, surgiram dois esteios na comunidade: a Associação Nossa Senhora de Fátima, feminina e a Congregação Mariana, masculina.

Em 1940, foi fundido nas oficinas da Compania Paulista, o primeiro sino que marcou a rotina dos moradores. Pelo badalar do sino, todos os moradores já sabiam o tipo de acontecimento ocorrido. Missas… Festas… Funerais… 

Todas as celebrações, procissões eram muito animadas e devotas, com estandartes e cruz processional. Grande tristeza foi quando, por falta de sacerdotes, não havia as celebrações pascais. 

O velho sino que já tocara muitas marchas fúnebres, tantos anúncios festivos e eventos conhecidos por cada badalada, em 1943, foi trocado por um novo. 

77

Com tanto movimento concentrado na pequena Igreja, a comunidade sentiu necessidade de  ter um Salão Paroquial. Construído em 1946, foi dedicado a São Pedro, santo querido e festejado no bairro.

Este salão, não serviu apenas às funções religiosas. Em 1951, a diretoria da Irmandade Nossa Senhora da Saúde aceitou ceder o salão para funcionamento de uma escola, em várias modalidades.


Nossas encenações no Salão São Pedro… 

66
55
99
8
96

Inauguração da sede dos Vicentinos

 – 1975 –

67

Do passado ao presente, vista interna da nossa igreja… 

ALTAR 4
ALTAR 2
ALTAR 3
ALTAR 5

Uma Capela que se torna Paróquia… 

Naquela época, a comunidade já tinha uma vida cultural própria e muito ativa. O trabalho constante daquele povo, aliado às doações generosas, fez crescer e frutificar a comunidade, que em 12 de abril de 1964 recebeu o título de Paróquia Nossa Senhora da Saúde, a terceira em Rio Claro, sob a benção de Dom Aníger Maria Francisco Melilo que designou o primeiro pároco:  padre Antônio Janoni.

Os anos se passaram e muitos foram os padres que colaboraram com a evangelização na nossa comunidade. Plantaram a semente da fé para que os seus sucessores a cultivassem. 

Em 1982, com as autoridades diocesanas e da Congregação de São Luís Orione, uma multidão de fiéis, Pe. Geraldo Maurício da Silva assume a paróquia, tendo como vigários Pe. Antônio Dárida e João Porfiri. Desde então, a Paróquia caminhou com grande alegria e dinamismo, contando sempre com padres orionitas, que serviram a nossa comunidade, juntamente com o Pe. Maurício: Pe. Claudinei Niedzwicki, Pe. Altamir Gabriel, Pe. Paulo Sérgio Martins, Pe. Luis Miotelli e Pe. Roberto Silva. Em Fevereiro de 2008, a comunidade paroquial acolheu Pe. Antônio Sagrado Bogaz como seu novo pároco. E, em fevereiro de 2015, acolheu também nosso vigário, Pe. Aparecido do Nascimento.  Desde então, a cada ano, é feita uma grande festa em honra à Natividade de Nossa Senhora, no mês de setembro.

SAUDE
Matriz N.Sra. Saúde 

Quase um século de vivência de fé e alegria! Desde o início, quando aqueles corajosos pioneiros decidiram comprar a terra onde está a nossa Matriz paroquial até os nossos dias de hoje!

Desde os tempos gloriosos da Irmandade Nossa Senhora da Saúde, as capelinhas, as novenas e as procissões até nossos dias, muitas preces subiram aos céus, milhares de doentes foram visitados, alianças foram abençoadas, crianças catequizadas  e os jovens encantaram o povo com encenações, danças e festas alegres. 

As comunidades se multiplicaram, as pastorais são inúmeras e cheias de vitalidade e as obras se somaram a novos projetos.

Mas é o mesmo espírito, a mesma fé e o mesmo carisma que a conduz desde o início de suas atividades. 

 

SANTO ANTONIO
Capela Santo Antônio
SANTA LUZIA
Capela Santa Luzia
GORETTI
Capela Santa Maria Goretti 
CAPELA SLO
Capela São Luís Orione 
ABRIGO
Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo  

 

CCI 1
Centro de Conviência do Idoso Mãe da Saúde 

50 anos de Paróquia, Jubileu de Ouro em 2014…

O tempo passou, mas a evangelização exige renovação e reverência. Reverência para os nossos antepassados na fé e  renovação para descobrimos a vontade de Deus em nossas atividades espirituais e pastorais. O espírito de ser cristão nos faz viver a alegria de sermos irmãos. A fé que nos une a Deus, nos faz celebrar e se renova nos sacramentos e no carisma, afinal, abrilhantado pelo apelo orionino: somos todos irmãos e os pobres são nossos preferidos.

Durante todos esses anos, rezamos com os doentes, fizemos preces pelos falecidos  e renascemos em todas ações primordiais: batismo, eucaristia, crisma e até mesmo vocações sacerdotais. A missão continua e estamos muito gratos a Deus, a Nossa Senhora e aos nossos santos.

Nessa caminhada de fé e caridade, foi com grande alegria que vivenciamos o ano de 2014, marcado pelo início das comemorações do Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, com a inauguração do Monumento dos 50 anos, lançamento do Livro Dourada História, relatando os fatos ocorridos desde o início, como capela, e, encerrando com a belíssima Exposição Dourada História, no Casarão da Cultura, em agosto de 2015. Destacamos que todos os trabalhos foram efetuados pelos fiéis da paróquia sob coordenação do nosso Pároco, Pe. Antônio Sagrado Bogaz.

Esta é a nossa história… Todos fazemos parte dela, quer passado, quer presente, hoje e sempre… 

Conheça mais nossa Paróquia navegando pelas páginas das nossas comunidades e pastorais. Convidamos a todos para compartilharem das nossas emoções, através da leitura do poema Dourado Jubileu e do clip Dourada História – Exposição 2015, em comemoração aos cincoenta anos de Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

 

F - jubileu - REVISTA - p.  01

DOURADO JUBILEU

 

 Vinde ferroviários, nos trilhos operários. Cantam trabalhadores, cantai louvores.
Edificam nossa história, Cidade Nova. Que a Mãe da Saúde, feliz nos saúda contente!
JUBILEU… JUBILEU DE OURO… CELEBRANDO DOURADA HISTÓRIA…
TEU POVO É CAMINHANTE; LUZ, CARIDADE E GLÓRIA!
SALVE JESUS, FILHO DE MARIA, FÉ E SANTA EUCARISTIA…
COM NOSSA SENHORA, PAZ, SAÚDE E ALEGRIA!
Terras distantes, por ondas gigantes… Oriundos italianos, sertanejos, africanos…
Unidos na esperança em tempos de cruz. Desbravam montanhas, horizonte reluz.
Locomotivas dormentes, contentes vagões…  Estandarte Santa Mãe da Saúde, Bendita…
Orionitas em prece, Antônio e Luzia, Goretti e Vicente na dor, na alegria!
Trem da conquista nos caminhos da história… Dourado jubileu, celebramos a memória,
na graça da Igreja, novas gerações… Teu ouro cintila os nossos corações!

 

poesia: joão h. hansen – antônio s. bogaz
melodia: ministério trono da graça

  assista ao clip: DOURADA HISTORIA – EXPOSIÇÃO 2015