NOSSOS ACOLITOS E COROINHAS

15 DE AGOSTO

DIA DE SÃO TARCÍSIO

Hoje é um dia especial… dia de São Tarcísio.

Sua história aconteceu no início da era cristã, durante os anos de perseguição dos algozes romanos contra os cristãos, onde eles exigiam radicalidade na adesão ao Cristo da Cruz. Nesse contexto, o pequeno Tarcísio foi encontrado abandonado nas ruas de Roma. Lívia, mulher bondosa, e Tibério, homem justo, o adotaram como filho.

Nesse lar, Tarcísio testemunhou a caridade e aprendeu as primeiras verdades cristãs. Na comunidade, o pequeno jovem descobriu o valor do Batismo e a Graça da Ceia Eucarística. Tornou-se coroinha do papa Sixto II e descobriu o encanto de ser cristão.

Quando nas catacumbas anunciaram-se novos martírios, ele assumiu a grande missão de sua vida. Levar o Corpo de Cristo aos que estavam prestes a serem executados. Durante o trajeto, ele foi surpreendido por pequenos romanos que descobriram o seu segredo. Para não profanar o Corpo de Cristo, ele o protegeu com sua própria vida.

Por seus milagres, a comunidade compreendeu que o misterioso menino de Tarso foi um enviado do céu para ensinar que a Eucaristia é um Pão Divino. Assim, com seu testemunho de amor à Eucaristia, São Tarcísio foi considerado o padroeiro dos acólitos e coroinhas.

Hoje, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde é agraciada por crianças e jovens que servem o altar durante as celebrações, ocupando a função de coroinhas e acólitos. Atuam com tanta responsabilidade diante da Eucaristia que enche de orgulho os nossos coordenadores responsáveis, Bel, Cacilda, Luísa e o nosso patriarca dos coroinhas, José Luís Zanon.

Nossos coroinhas e acólitos são membros assíduos na comunidade, pois além de servir o altar, participam de todas as atividades da Paróquia, dentre elas, na catequese, nas encenações dos evangelhos, na liturgia e na equipe do canto. E mais ainda, no meio da criançada, tem um grupinho que se destaca, pois, seus trabalhos ultrapassam as funções de coroinhas e acólitos. Eles são voluntários também no CCI – Centro de Convivência do Idoso, Mãe da Saúde.

A paróquia, reconhecendo esses jovens e crianças como verdadeiras pedras preciosas, reza junto a São Tarcísio e a Nossa Senhora da Saúde para que acompanhem sempre seus passos, cultivando neles cada vez mais o amor a Eucaristia.

São Tarcísio, rogai por nossos acólitos e coroinhas!

Não deixe de assistir o filme “Pão Divino, a história de São Tarcísio”, produzido pela Paróquia Nossa Senhora da Saúde.