SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devota e solenemente a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. O título correto desta celebração é Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Celebrá-la é fazer memória solene da presença de Jesus Cristo na Eucaristia, com sua exaltação pelo povo ao longo das ruas da cidade.

Em 11 de agosto de 1246, o Papa Urbano IV aprovou a celebração na quinta-feira após a oitava de Pentecostes. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liege como festa diocesana, tornando-se uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e, depois no século IV em todo o mundo, quando o Papa Clemente V confirmou a festa eucarística ser um dever canônico mundial. A partir daí ela passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Em várias cidades, conserva-se a tradição das procissões, passando por ruas ornamentadas, enfeites de flores e tapetes de areias coloridas. O povo fiel caminha acompanhando o Santíssimo Sacramento. O sacerdote, abençoando a todos, leva o ostensório no qual se vê e venera a Hóstia consagrada.

Celebrar a festa do Corpo e Sangue de Cristo é manifestar publicamente a fé e a devoção a Jesus, nosso Salvador, agradecendo a entrega de sua vida por nós.   Na celebração eucarística, ouvimos as palavras do Divino Mestre, que, tendo nas mãos o seu corpo e o seu sangue, disse: “Tomai todos e comei. Tomai e bebei”. Jesus se faz nosso alimento para nos fortalecer na prática do amor e do perdão. Na Eucaristia está contido todo o “tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Jesus Cristo”, nossa Páscoa, o pão celeste que nos vivifica pelo sacrifício redentor. Concede-nos o dom do Espírito Santo, que nos ajuda a adorar e a amar o Pai. Ao celebrar Corpus Christi a Igreja cumpre, com alegria, o mandamento da caridade que nasce do Coração de Cristo.

Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde com suas comunidades, capelas: Santa Luzia, São Luís Orione, Santo Antônio, Santa Maria Goretti e Comunidade Abrigo São Vicente de Paulo se uniram ao gesto vivo de homens e mulheres de fé e deram testemunho público de sua fé pelas ruas da Cidade Nova, partindo da Praça do Relógio em procissão, com cânticos, orações e Benção do Santíssimo rumo a Igreja Matriz da Mãe Nossa Senhora da Saúde. Tapetes ornamentados, tiveram a representação das diversas pastorais e movimentos da Paróquia. Neles foram retratados a fé, a reverência, a entrega e o serviço de muitas horas de trabalho, nosso amor e reconhecimento da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.  Agradeçamos o empenho e a participação de todos.

Pe.Wanderley Calça – Orionita

• CC1