o domingo 28 08

A TRADIÇÃO DA PALAVRA NA LITURGIA

o domingo 28 08 2

Desde os primeiros tempos da vida cristã, os rituais sempre contemplaram e valorizaram a Palavra de Deus, como instrumento de evangelização e meio de oração. Muitas vezes, nossas comunidades não dão suficiente importância para esta parte tão fundamental das celebrações sacramentais. Sabemos bem, desde os primeiros séculos, que todos os rituais cristãos constam de dois elementos constitutivos fundamentais: a palavra e o símbolo sacramental. Estes dois bens foram denominados na escolástica (teologia medieval) como matéria e forma nos sacramentos. Todos os rituais devem valorizar os símbolos e a Palavra. Pelo símbolo tocamos a graça divina e pela Palavra conhecemos sua mensagem. Desde os primórdios, valoriza-se muito a parte da Palavra e nas últimas décadas tornou-se preponderante na vida litúrgica. As comunidades resgataram a beleza e a importância da mensagem divina e passaram a participar de círculos bíblicos, aprofundamento dos livros sagrados e vivência da Palavra.

A família cristã reunida para celebrar o mistério pascal atualiza a presença de Deus Pai na sua própria história, na qual a salvação do Filho se atualiza e o Espírito inunda a vida da comunidade. Os fiéis, quando celebram a liturgia, fundamentam o seu caráter sacerdotal e participam do sacerdócio do próprio Senhor e entram em comunhão essencial com a Trindade. A Palavra divina é um caminho misterioso pelo qual o povo consagrado “proclama as maravilhas de Deus que o resgata das trevas e o insere no reino da luz”.

Na Tradição da Liturgia da Palavra, a comunidade recorda os fatos de nossos antepassados para perceber como Deus continua agindo na história hodierna. Para perpetuar a tradição, a Palavra seja proclamada com devoção, como a voz de Deus que se comunica, mas também com solenidade, para ser acolhida pelos fiéis e transformar suas vidas. A Igreja pede que, mantendo a tradição, nenhum sacramento seja celebrado sem a presença da Palavra de Deus e que ela fecunde os rituais eucarísticos, dando-lhes sentido e vitalidade. É a Palavra que renova a Aliança que os sacramentos consagram com eficácia divina.

Fonte: O DOMINGO – Semanário Litúrgico-Catequético –28/08/2016

Pe. Antônio S. Bogaz – Prof. João H. Hansen