O DOMINGO 05 06

DOMINGO, EUCARISTIA E PALAVRA
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Desde os primórdios do cristianismo, os cristãos se reuniam para celebrar a memória do Senhor, vivo e ressuscitado, que seus seguidores sentiam estar presente em suas vidas, pela força mística do Espírito Santo.  Conforme atestam os Atos dos Apóstolos e outros livros apócrifos, reuniam-se no primeiro dia da semana, dia em que Deus tinha aparecido ressuscitado para as mulheres e depois para os discípulos. De fato, os textos bíblicos, que relatam as manifestações do Senhor ressuscitado, iniciam sempre destacando “o primeiro dia da semana” (Mt 28, 1).  Eles se reuniam para recordar os últimos acontecimentos daqueles últimos dias e, antes de partilhar o pão e o vinho, liam as escrituras e cantavam salmodias (At 2, 42). Para eles, a Eucaristia e a Palavra de Deus eram as duas formas da presença de Jesus Cristo que unificavam e fortaleciam o povo da nova Aliança, selada em Jesus Cristo, por seu sangue na cruz e sua glória na volta do túmulo.

     Desde então, o domingo, como dia do Senhor (dies domini) se torna o dia solene do encontro da comunidade. Este dia privilegiado, o qual, aliás, sobrepõe-se ao “dia do sol” se torna uma instituição solene dos seguidores do Nazareno. Neste dia, os primeiros cristãos se reúnem para celebrar a memória da sua morte e sua libertação do túmulo.  Os convertidos ao cristianismo se reuniam, rezavam e escutam a Palavra. A coroação deste ritual se dava na partilha do pão, a fractio panis. Faltar à assembleia dominical é dilacerar o corpo místico de Cristo.  Como insiste a Ata dos Mártires antigos: “não podemos viver sem celebrar o domingo, ouvir a Palavra e partilhar a Eucaristia”.

     O domingo torna-se o dia da Igreja. Os fiéis se encontram e vivem a fé, recordando os ensinamentos transmitidos pelos apóstolos.  Trata-se de um dia muito especial, pois foi num “primeiro dia da semana” que o Filho, junto ao Pai, enviou o Espírito Sagrado sobre a comunidade apostólica reunida com Maria, quando oravam e partilhavam a Palavra (At 2, 1). Também assim, foram enviados para anunciar a mensagem aos povos. Por esta razão, os fiéis ouvem a Palavra no domingo, para praticá-la em sua vida cotidiana todos os dias e em todos os lugares.   A Liturgia da Palavra recorda aos fiéis que Deus é libertação dos males e eles são chamados a ser sinal profético no mundo. A Palavra de Deus proclamada no Domingo é símbolo da unidade universal de todos os povos eleitos, diante do Cordeiro glorioso. Ele proclama os oráculos sagrados e seu povo canta seus louvores.

 

 

Fonte: O DOMINGO – Semanário Litúrgico-Catequético – 05/06/2016

Pe. Antônio S. Bogaz – Prof. João H. Hansen

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PBJH