DESPEDIDAS E BOAS VINDAS

DESPEDIDAS E BOAS VINDAS

Mensagens dos nossos amigos…

 
PW PM
16403209_1832045103720675_3805288432395156287_o

Um momento de transição. No dia 04 de fevereiro de 2017, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, com a presença do Bispo Diocesano Dom Fernando Mason OFM, presidindo a celebração eucarística as 18:00hs deu posse como Pároco desta Paróquia a Padre Wanderley Calça PODP, e a Padre Marcio Lopes Vieira PODP como Vigário Paroquial.

A expectativa era grande da parte do povo de Deus e dos novos padres. O momento de transição ocorreu com muita entrega da parte do predecessor, Padre Antônio Sagrado Bogaz e Padre Cidinho, ambos Filhos da Divina Providência Dom Orione.

Padre Wanderley e Padre Márcio agradecem o carinho dos paroquianos das comunidades que compõem a Igreja Matriz e as capelas Santa Luzia, Santo Antônio, Santa Maria Goretti e São Luis Orione.

Uma das características que ressalta a Paróquia Nossa Senhora da Saúde é o comprometimento, pois de antemão já sentimos que todos assumem de fato o trabalho e a Partilha,mostrando-se firmes, fiéis e fortes a Nosso Senhor Jesus Cristo. Buscam fazer a diferença para melhor.

O nosso empenho será em se comprometer com o fortalecimento das diversas Pastorais.

Aos Padres Bogaz e Cidinho queremos dizer que vocês são Queridos e serão sempre QUERIDOS. Muito Obrigado!

Padre Wanderley e Padre Márcio

 

************************************************************************************** 

ESCREVENDO MEMÓRIAS

Não tem jeito, o tempo não para, nunca. Dominamos o vento, mas não o tempo. Dominamos os astros e até calculamos os tempos elísios, mas nunca se dominamos o tempo. Mas, diz a canção, “só o tempo que não passa, como nuvem de fumaça, a vida é que se vai”.

Assim, passou o tempo. Foram nove anos, nove anos maravilhosos vividos nas ruas, nas capelas, nas famílias e sobretudo nos corações do povo fiel e adorável da Paróquia Saúde, com suas comunidades e suas pastorais. Foram tempos venturosos, tempos maravilhosos; com dificuldades, certamente, mas jamais, foram maiores que nossa fé, nossa união e nossos laços comunitários e fraternos.

PB

O tempo foi seguindo, por vezes parecia um turbilhão de minutos e mesmo de segundos devorando nosso cotidiano. E só valeu, pois “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. E se tem uma coisa grande, é a alma do povo desta cidade.

Escrevemos memórias, recordações maravilhosas e construímos sentimentos grandiosos. Estes valores nunca passam, jamais passarão. Serão para sempre. Está aí uma coisa que vence o tempo. Passem dias, anos, décadas e, se vierem, mesmo séculos e estas memórias e estes afetos seguirão como parcerias de nossas recordações. Vamos rezando com fé e seguindo com ações e atitudes que confirmem a nossa fé. A vida vale pelos bons momentos, pelos amigos e pelas dores partilhadas. E em nossa memória desfilam uma lista imensa de nomes queridíssimos de pessoas que habitarão para sempre em nosso coração. Para sempre e nem o tempo e nem o espaço apagarão. Memórias indeléveis.

Como está na moda dizer: simples assim. Do ponto de vista dos sentimentos, a vida segue igual e os afetos sobrevivem ao tempo e ao espaço. Do ponto de vista da caminhada, melhor ainda: a comunidade paroquial está nas mãos de dois grandes pastores do povo, Pe. Vanderlei e Padre Márcio; amáveis e preciosos e a história segue para frente e para cima. Para frente, na direção da humanidade e para o alto na direção de Deus. Sigamos.

Pe. Antônio Bogaz , dos filhos de São Luís Orione.


************************************************************************************** 

Quando o Provincial Padre Rodinei me convidou para ser vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Saúde juntamente com o Padre Bogaz como pároco e que iria ficar no lugar do nosso querido Padre Mauricio que havia partido deste mundo para casa do Pai, confesso que fiquei bastante preocupado.

Sim, me preocupei pois sabia que iria ser um grande desafio, mas mesmo assim, aceitei o convite, porque sabia que não estaria sozinho, teria o apoio da comunidade religiosa e também o apoio da comunidade paroquial, e que a presença de Deus seria constante. 

Após dois anos de caminhada nesta paróquia, gostaria de dizer o quanto sou grato pelo carinho, pela amizade de cada um de vocês. Foi muito bom ter estado com vocês. 

PC

Foi para mim uma experiência única, que jamais esquecerei. Vocês fizeram a diferença na minha vida e na minha caminhada religiosa e sacerdotal. Apesar da distancia estaremos sempre unidos nas nossas preces e orações. Continuem rezando por nós sacerdotes e pelas vocações para continuarmos firmes e fiéis ao chamado e ao compromisso que o Senhor nos confiou. Abraços! Deus nos abençoe e Nossa Senhora da Saúde esteja a nossa frente nos amparando e nos protegendo com o seu Manto Sagrado. Amém!

Padre Cidinho


************************************************************************************** 

JH

DADIVAS QUE JAMAIS VOU ESQUECER

Antes do Padre Bogaz tomar posse em Rio Claro, estive com ele uma vez aí na cidade. Recordo, como se fosse ontem, ele celebrou na Capela Santo Antônio, numa terça-feira, e depois jantamos lá na cozinha com o João e Emília, Ivan e Márcia, Marcos e Silvia e mais algumas pessoas. O pessoal fez arroz, feijão, carne de panela com batatas e salada. Vejam que banquete, uma delícia! Eles já conheciam o Padre Bogaz, mas não me conheciam, e foram cheios de carinho e atenção.

Dizem que a primeira impressão é a que fica, sei lá, mas ficou em mim, a face de uma comunidade que eu iria imensamente amar. Depois de um tempo, a posse do Padre Bogaz, que devido nossas atividades, ainda na TV Século XXI, fazia com que eu fosse buscá-lo e levá-lo.

 

O restante da história todo mundo conhece, trocamos a Século XXI pela TV Claret, multiplicamos os nossos trabalhos e a vida passou a ter afazeres em São Paulo e em Rio Claro onde a dedicação plena era a Comunidade Nossa Senhora da Saúde.

Agradeço sempre a Deus por ter-me dado a oportunidade de trabalhar ao lado do Padre Bogaz durante estes anos.

Com muito orgulho, participei de todas as histórias que ocorreram nestes nove anos de convivência com os rio-clarenses. Aos poucos me fui inteirando da comunidade e quando percebi, já conhecia tanta gente maravilhosa, que acredito e sempre acreditarei no que o Padre Bogaz diz quando se refere à Comunidade Nossa Senhora da Saúde, que é “gente de Deus”, e é mesmo.

Jamais esquecerei as exposições, os jubileus, os aniversários, os lançamentos de livros, as comemorações nos salões paroquiais, as pinturas, os vitrais, o título de cidadão Rio-clarense dado ao padre Bogaz, as aulas de pintura, de teologia, as palestras, as formações, a Festa Italiana, as quermesses, as procissões, o terço aos domingos com o “seu” Robertinho, as celebrações das missas, as exéquias que participei junto com todos, e tantas coisas mais, que seria difícil descrever tantas atividades.

Escrever as crônicas no Jornal Cidade foi também uma benção, como todos os filmes que fizemos para evangelizar as pessoas através de nossa fé. Sempre teremos em nossa memória: Pão Divino, Coração Imaculado, Sangue no Sertão, Mágoas do Coração, Estrela Luminosa e Frei Galvão; além de pequeninas obras de curta duração como os filmes de Santo Orione e ainda Santo Antônio e o Milagre Eucarístico, São Longuinho e Santa Luzia – a menina dos olhos celestes (nossa recordista no Youtube) e tantos outros.

Mas a vida não é apenas isso, a vida é recordar as pessoas que se tornaram meus amigos. A Janaina disse que um dia o Padre Bogaz trouxe um amigo e que hoje ele é amigo de todos. Assim eu me sinto, amigo de todos. Não sou exclusivo de nenhuma capela, sou uma pequenina parte de todas, vi a Capela Maria Goretti renascer e iniciar suas atividades, vi a inauguração da Capela São Luís Orione, vi o auditório da Santa Luzia nascer como uma fênix e hoje temos até o Espaço Comunitário Padre Antônio Sagrado Bogaz (que chique!), vi a capela Santo Antônio com um jardim novo e maravilhoso e os 50 anos da Matriz Nossa Senhora da Saúde e as salas da catequese novinhas.

Mas o melhor mesmo de tudo são os amigos inesquecíveis que fiz, para não esquecer nenhum não citarei nomes, pois todos moram no meu coração.

Nas viagens que fizemos, foram todas encantadoras, por mais lindo que o lugar fosse, mais lindo era estar com as pessoas que viajavam juntas.

É claro, que todos sabem, que a dupla Nanci e Janaina se tornaram as duas maiores assistentes do Padre Bogaz. Agradeço a Deus tudo o que elas e as demais pessoas que se entregaram a ajudar em tantos projetos sejam abençoadas por Deus. Doar-se à evangelização é um ato maravilhoso, cheio de luz e fazer o bem é fundamental para a alma cristã que temos em comum.

À Comunidade Nossa Senhora da Saúde prometo que nosso próximo romance será lançado em Rio Claro, pois foi gerado aí.

Agradeço de todo o meu coração, pedindo sempre a Deus, que cuide deste seu povo que me fez recordar meu passado e fez meu presente ser muito feliz, dividindo tantas alegrias e algumas tristezas, pois isso é a vida.

Obrigado, sempre estarei à disposição de cada um, para juntos continuarmos a ser amigos como sempre fomos e sempre seremos. Muitíssimo obrigado por tudo, tenho quase certeza que certamente foram os nove anos mais lindos da vida. 

João Hansen

**************************************************************************************