CRONICA 20 08

APARECIDA, IMAGEM  PEREGRINA

A MÃE SOLIDÁRIA

crônica - aparecida - 13 ago ajust

De repente, não mais que de repente, diria o poeta, ouvimos o Padre Renato da Paróquia  Nossa Senhora Aparecida, juntamente com Padre Cândido do Bom Jesus e o Pe. Reinaldo, convidando-nos para receber a visita da imagem itinerante. Três séculos da primeira aparição da Mãe de Deus, que no tempo da escravidão se faz negra.            A Mãe de Deus veio encontrar seus filhos.

Então, meus amigos – disse o Padre Renato – vamos receber a visita de nossa santinha tão querida do povo.

O Pe. Reinaldo Demarchi foi acrescentando:

Vamos nos preparar para este acontecimento, vai marcar nossa cidade para sempre. Vai ficar na história.

Claro que sim – disse o Pe. Cidinho da Saúde.

Vamos nos preparar – completou o Valdir Girotto do Terço dos Homens.

Padre Bogaz – disse a Maria Inês – estamos com vocês. Vamos ajudá-los, também.

Sem dúvida, queremos a visita de Nossa Senhora – completou a Maria Amélia.

Desta maneira começamos a nos preparar para receber a imagem. Para nós católicos, a imagem é como a foto de nossos entes queridos na parede. É uma reverência que prestamos àqueles que amamos.  Somente uma pessoa mal intencionada  ainda repete que os católicos adoram imagens. Sinal que não tem nenhuma noção de semiótica e de religiosidade.

Receber a imagem, significa espiritualmente a presença de Nossa Senhora em nossa comunidade. Fazemos festa de alegria, pois sentimos o céu pertinho de nós.

E, realmente, foi uma grande festa. Todas as capelas se prepararam para este momento, cada uma fazendo sua homenagem.  Carreata levando nossa santinha por quase todos os bairros, fiéis e devotos esperando uma visita importante. Flores, cantos, celebrações, terço rezado por tanta gente, balões coloridos, confetes, pétalas de flores, velas, todos fotografando este raro momento de fé que invadiu Rio Claro inteiro.

Todo o povo brasileiro tem grande devoção por Nossa Senhora Aparecida, que é nossa Padroeira. Se ela é a Mãe do Brasil, somos todos irmãos. Todos comungamos na mesma fé, no mesmo caminho que Cristo nos preparou.

Foi uma festa cheia de encantos, lágrimas, energia pura de quem mostra sua fé em todos os lugares onde visitou. Há algo de mistério em tudo isso, pois a presença de Nossa Senhora Aparecida gera esta alegria imensa no povo. No livro do Apocalipse, a mulher pisa sobre a serpente. É o símbolo do fim da tirania. Que Ela nos pise sobre as serpentes que atordoam nosso país. Os corruptos governantes, os políticos mentirosos, as drogas, as intrigas de família, o egoísmo dos ricaços. As serpentes estão sendo pisoteadas e bem logo haveremos de purificar este quadro de espoliadores do povo.

Nossa querida visitante nos traz esperança e amor, pois ela conhece seu povo. Há 300 anos fez aparecer sua imagem num momento tão caótico da escravidão no Brasil. Agora com tudo o que acontece neste momento delicado, em que não sabemos como sair deste limbo, nos conforta com sua visita, na esperança que nosso país vai melhorar, vai ter uma nova Luz.

Nosso coração ficou contente com a visita da nossa querida santinha e todos puderam fazer seus pedidos e mostrar sua fé. Nosso povo, com imensa alegria, festeja Nossa Senhora. São tantos nomes, tantas virtudes de Deus plantadas em seu coração. Tantos nomes e Maria é sempre uma só, a mãe de Jesus. Pensemos o que significou sua visita… um breve descanso neste deserto árido de sonhos!

Antônio Sagrado Bogaz – Prof. João Hansen